Termos Aditivos, Extensão e Recessão do Estágio

Aditar o Termo de Compromisso do Estágio

O Termo Aditivo pode ser utilizado para acrescentar, complementar ou modificar informações no Termo de Estágio. Algumas mudanças incluem:

  • Alteração do supervisor ou orientador;
  • Atualização do valor da bolsa;
  • Modificação do plano de atividades;
  • Alteração dos horários de trabalho;
  • Extensão da data final do estágio.

Para extensão do período do estágio, além do Termo Aditivo, deve ser encaminhado o Relatório de Estágio e o novo Plano de Atividades. O estágio não pode ultrapassar 2 anos de duração.

Procedimento para aditar o estágio

  1. O aluno encaminha o Termo Aditivo assinado pela empresa e/ou integradora para o Coordenador de Estágio e orientador.
  2. Se houver extensão do período do estágio, também deve encaminhar o Relatório Final e o novo Plano de Atividades assinado pelo supervisor.
  3. O Coordenador analisa a documentação e notifica aluno e orientador caso haja ajustes necessários.
  4. O orientador verifica os documentos e pode recusar a extensão do estágio caso não esteja de acordo.
  5. Se aprovado, o orientador assina o Termo Aditivo, atualiza o estágio no SIGAA e anexa os documentos no sistema.
  6. O aluno encaminha para a Coordenação de Estágios o Termo Aditivo e o novo Plano de Atividades, assinado pelo orientador.

Recomenda-se utilizar assinaturas digitais para garantir a validade legal do documento. Saiba mais sobre Assinaturas nos documentos de estágio.

Rescindir o Estágio

A rescisão do contrato de estágio pode ser solicitada por qualquer uma das partes a qualquer momento.

Para rescindir o estágio, o aluno deve encaminhar à Coordenação do Curso o Termo de Desligamento ou Rescisão de Estágio, fornecido pela empresa ou pela integradora.

Se a rescisão for feita para assumir outro estágio, o aluno deve encaminhar o Termo de Rescisão junto ao novo Termo de Compromisso de Estágio e ao Plano de Atividades.

Procedimento para rescindir o estágio

  1. O aluno entrega ao orientador o Termo de Desligamento assinado pela empresa e/ou integradora, acompanhado do relatório final assinado pelo supervisor.
  2. O orientador verifica os documentos e avalia o trabalho do aluno usando o modelo do CESG.
  3. Se estiver tudo correto, o orientador rescinde (cancela) o estágio no SIGAA e anexa os documentos necessários.
  4. O orientador atribui o relatório final ao aluno, caso o SIGAA não faça isso automaticamente.
  5. O aluno entrega o relatório assinado pelo orientador no SIGAA.
  6. O orientador valida o relatório final do aluno.
  7. O aluno encaminha o Termo de Rescisão à Coordenação de Estágios.

Se a rescisão for feita para iniciar outro estágio, o aluno deve aguardar o cancelamento no SIGAA antes de cadastrar o novo estágio. Mais informações em: Coordenador de Estágio.

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